O Ministério do Comércio da Republica Popular da China, através da Universidade Zhejiang Normal University, promove a formação para o fortalecimento da gestão dos Órgãos de Comunicação Social dos Países membros da Iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, de que Moçambique faz parte.
À Formação de que Moçambique faz-se representar pelo Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas, participam igualmente o Gabão e o Togo e Dezenas de Países Euro-Asiáticos.
Na abertura do Seminário, esta Quinta-Feira, o Vice-Secretário da Zhejiang Normal University, Yu Tao, destacou o papel dos órgãos de comunicação social na implementação da iniciativa Chinesa “Um Cinturão, uma Rota”.
Fazem parte da temática do seminário as Condições da China contemporânea, a reforma e a abertura ao mundo, a planificação televisiva de programas culturais na era do pan-entretenimento e a recuperação da cultura na era da tecnologia.
A Iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, lançada pelo Presidente Chinês Xi Jimping em 2013, constitui uma plataforma de aplicação de investimentos em diversos sectores com destaque para as infa-estruturas que permitam a China acessar mais mercados e abrir vias para o seu investimento.
Até o ano passado, o Projecto gerou dois triliões de dólares em todo o mundo e uma divida de trezentos bilhões contraída pelos países membros. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.