O Presidente da República Filipe Nyusi diz que Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe têm potencial para alcançar uma gestão sustentável dos parques transfronteiriços, através dos recursos de que dispõem.
Filipe Nyusi entende que com a implementação dos projectos relacionados a preservação da biodiversidade, será possível impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das três nações.
Filipe Nyusi falava, esta quinta-feira, em Harare no Zimbabwe, após a assinatura do acordo para a conservação da biodiversidade do Parque Transfronteiriço Tripartido entre Moçambique , Zâmbia e Zimbabwe.
Por sua vez, o Presidente do Zimbabwe Emmerson Mnangagwa disse que a Formalização do instrumento, antecede intervenções proativas no âmbito da integração regional dos três países.
E em representação do Presidente da Zâmbia, o Ministro zambiano de turismo, Rodney Secumba, destacou que a iniciativa representa o início de uma jornada de cooperação no que diz respeito a conservação dos recursos faunisticos.
Entretanto, a Ministra da Terra e Ambiente considera que a assinatura , hoje, do acordo tripartido entre Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe vai colocar os três países numa posição estratégica no que diz respeito a conservação da biodiversidade, a nível da África Austral.
Ivete Maibaze avançou ainda que o acordo que preconiza a preservação da biodiversidade, vai cobrir dez distritos das três nações. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.