Mais de cinco mil famílias do posto Administrativo de Muhipite, distrito de Nipepe no Niassa vão beneficiar de energia eléctrica fornecida através de uma central solar, dentro deste ano.
Para o efeito, decorre naquela região, a implantação dos edifícios que compõem a parte civil do projecto e a partir de Agosto próximo vai decorrer a extensão de perto de cinco quilómetros da rede de baixa tensão e a montagem da central solar.
Helder Massie, técnico encarregado da obra, afirma que a central Solar terá a capacidade de duzentos megawotts com um campo de duzentos e sessenta painéis.
Argentina Amisse, chefe do posto Administrativo de Muhipite e Celestino Mtthamwatta, mais conhecido por régulo Muluku, referem que a implantação da central solar na região vai impulsionar o nascimento de pequenas e medias industrias e o processo de ensino aprendizagem no curso nocturno.
O Administrador do distrito de Nipepe, Sérgio Igua, disse que a intervenção integra-se no plano do governo de criação de condições de acesso universal da energia eléctrica até dois mil e trinta.
As obras de implantação da central Solar de Muhipite contam com trinta seis trabalhares, onze dois quais locais. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.