Cerca de duzentos e oitenta mil habitantes do distrito de Murrupula em Nampula, passa a consumir agua potavel com inauguracao, esta sexta-feira, de um sistema de abastecimento de agua da vila de Murrupula.
O Sistema de abastecimento de água da vila de Murrupula inclui captação e estacão de tratamento de água, condutas adutoras, ligações, construção de novos fontanários e reabilitação de existentes, e custou para os cofres do estado e parceiros, cerca de 215 milhões e trezentos meticais.
A infraestrutura foi inaugurada pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi, que pediu aos beneficiários e gestores, a necessidade de conservação e bom uso do equipamento do sistema de abastecimento de água da vila de Murrupula.
Na ocasião, o estadista moçambicano referiu que o Governo continua a dar prioridade à gestão dos recursos hídricos e à provisão do serviço de abastecimento de água e saneamento, com vista ao desenvolvimento social, económico e ambiental do País.
“Os investimentos que o Governo promove na área do abastecimento de água, devem caminhar em paralelo com o saneamento, garantindo não só o acesso melhorado e eficiente à água, como também melhores condições de higiene pessoal e colectiva, com o propósito de elevar a qualidade de vida das populações”, frisou Filipe Nyusi, dirigindo-se à população de Murrupula.
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues assegurou que a população vai garantir a conservação da infraestrutura.
Ministro das Obras Publicas, Habitação e recursos Hídricos, Carlos Mesquita garantiu que estão concluídos em todo pais mais 15 sistemas de abastecimento de água a entrarem em funcionamento em Agosto Próximo.
Com a reabilitação e expansão deste sistema, segundo indicou o governante, a capacidade instalada de abastecimento de água foi expandida para 34 mil habitantes. Entretanto, no presente momento estão a ser servidas cerca de 14.300 pessoas, com base nas ligações já efectuadas e fontanários construídos.
Numa outra abordagem, Carlos Mesquita lembrou que durante o pico dos trabalhos, foram gerados 160 postos de emprego temporário, dos quais três mulheres: “apesar dos resultados animadores que temos vindo a registar durante a implementação dos nossos programas de governação, é evidente que o nível de esforço que precisamos de empreender é ainda elevado, e só o conseguiremos com a contribuição de cada um de nós”, concluiu. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.