Foram descobertos dois objectos arqueológicos, datados do século II a.C., que serviam de decoração na parede de um restaurante em Granada, Espanha.
Segundo a Cadena SER, os objectos - duas peças de placa calcária relevantes para o Património Arqueológico Espanhol - decoravam a fachada do restaurante.
Por isso, agentes da Polícia Nacional de Granada recuperaram-nos e reencaminharam-nos para o Museu Arqueológico e Etnológico de Granada, onde já estão depositados.
O caso começou a ser investigado em Março, depois de um aficionado de arte ter feito um comentário nas redes sociais, afirmando que tinha visto os objectos arqueológicos, utilizados como peças ornamentais.
Deu-se ao trabalho de verificar se se tratariam mesmo de peças milenares e concluiu que fariam parte de um conjunto de objectos semelhantes patentes no Museu Arqueológico e Etnológico de Granada.
Após mais investigações, e depois de os agentes se terem deslocado ao local para fazer uma reportagem fotográfica inicial, realizou-se um relatório técnico do Ministério do Turismo, Cultura e Desportos, da Delegação Territorial de Granada, que concluiu que as peças pertencem, efectivamente, um conjunto de ilustrações de cavalos datadas daquela época.
Também se concluiu que os objectos podem ter originado num local próximo ao restaurante, que está actualmente protegido e em estudo.
Segundo o proprietário do estabelecimento, o terreno foi adquirido em 2011 e, durante a demolição de uma casa antiga, foram encontrados os dois objectos.
O homem colaborou na recuperação e no armazenamento dos mesmos. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.