Cerca de cinco ponto dois milhões de pessoas já foram vacinadas contra a cólera, durante campanhas contra esta doença realizadas no período de 2021 a este ano no país.
O governo diz que está a paudar por medidas educativas e mobilização de vacinas para controlar a doença que deste o ano passado a esta parte causaou a morte morte de Trinte e Oito pessoas.
O Primiero-Ministro, Adriano Maleano, disse hoje, em Maputo, que estudos mostram que a desinformação sobre as causas da cólera desencorajam o tratamento da doença, nos paises africanos.
O Primeiro-ministro falava na abertura de Primeira Conferência sobre Transdisciplinaridade para a Eliminação da Cólera, um evento organizado pelo Instituto Nacional de Saúde.
Por sua vez, o Ministro da Saude, Armindo Tiago, recordou a responsabilidade individual no combate à colera.
Especialistras em saúde pública dizem que a cólera afecta principalmente comunidades pobres com acesso limitado aos serviços públicos.
Entrenanto, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hidricos, Carlos Mesquita, disse que o governo está a fazer intervenções para melhorar o acesso a água nas comunidades.
O primeiro dia da conferencia para a eliminação da cólera está a ser marcado por debates de temas sobre o combate a esta doença infecioso, com o destaque para a abordagem multissectorial para a sua eliminação.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.