No país, mais de dez milhões de moçambicanos, tem acesso energia da rede nacional, desde a implementação do programa energia para todo.
A informação foi avançada esta 4ª feira, pelo Presidente da República Filipe Nyusi, na cerimónia de inauguração da rede de energia eléctrica do posto administrativo de Galinha, distrito de Muanza, em Sofala.
Assim, um terço da população, ja consome a energia, sendo que a meta é até 2030, todos moçambicanos ter corrente eléctrica nas suas casas.
A chegada de energia a esta região do distrito de Muanza, segundo o chefe do estado, ira trazer melhorias substanciais na qualidade de vida da população, com destaque para o incremento das oportunidades de negócio.
Para que a energia chegue ao consumidor em qualidade, o Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou ao uso racional e o devido pagamento das taxas de consumo.
Os trabalhos de electrificação da rede de energia eléctrica em Galinha, custaram aos cofres do estado cerca de 76 milhões de meticais, e tiveram a duração de 14 meses.
Foram implantados, ao longo da linha de trinta e dois quilómetros, quatro postos de transformação e, numa primeira fase, a energia vai beneficiar perto de quinhentos clientes.
Com electrificação do posto administrativo de Galinha, em Sofala, falta apenas o de Divinhe, em Machanga, de um total de trinta e três postos existentes na província. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.