Os Governos de Moçambique, Malawi e Tanzânia tencionam maximizar as suas contribuições para a gestão mútua dos recursos da bacia hidrográfica do Rovuma.
A pretensão foi manifestada esta quarta-feira, em Dar-es-Salam, na República Unida da Tanzânia, através da assinatura de um memorando de entendimento para a elaboração e execução de projectos regionais.
O Ministro das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, explicou que o acordo prevê benefícios socioeconómicos para as comunidades que vivem ao longo da bacia do Rovuma.
A Ministra malawiana da Água e Saneamento, Abida Mia, referiu que a colaboração entre os três países vai criar condições para a mitigação do impacto de eventos climáticos extremos, a exemplo do fenómeno EL Nino.
Por sua vez, o Ministro da Água da República Unida da Tanzânia, Jumaa Aweso, disse que o memorando de entendimento vai promover a implementação de medidas para garantir a segurança hídrica, na bacia hidrográfica do Rovuma.
O Memorando de entendimento assinado por Moçambique, Malawi e Tanzânia teve a co-organização da União Internacional para a Conservação da Natureza, a Sociedade Alemã para a Internacionalização e da Parceria Global para Água. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.