No distrito de Nipepe no Niassa mais de vinte duas mil pessoas carecem de água potável devido ao reduzido número de fontes de abastecimento deste líquido.
Neste momento, a região conta com noventa e três fontes de abastecimento de água que não cobrem os perto de cinquenta e sete mil habitantes do distrito.
O director dos Serviços distritais de Planeamento e Infra-estruturas em Nipepe, Gervásio Raitone, disse que a situação é mais critica nos povoados de Metapua, Malachi, Muahage, Talala , Namijala entre outros, onde a população recorre a água dos rios, com todos os risco de contrair doenças.
O Dirigente disse que para minimizar a situação, neste ano, com o financiamento da DH-Mining Devolpment, empresa chinesa concessionária das minas de grafite local, esta projectada a abertura de dez furos de água que vão cobrir quinze mil pessoas.
Para minimizar a fraca cobertura em água potável, o distrito de Nipepe necessita de onze fontes de abastecimento de água.
No ano passado, o distrito de Nipepe foi alocado cinco furos pela Direcção Provincial das Obras Públicas, Habitação, beneficiando mil e quinhentas famílias. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.