O Presidente do ANC diz que o Comité Executivo Nacional do partido recomenda que a África do Sul deve garantir a continuação de uma agenda progressiva de transformação social e econômica.
Cyril Ramaphosa sublinhou que há que agir com rapidez para salvaguardar a unidade nacional, a paz, a estabilidade, o crescimento econômico inclusivo, o não racismo e o não sexismo.
Ramaphosa falava na noite desta terça-feira, em Boksburg, no fecho da Reunião especial do comité executivo nacional do ANC.
Este encontro reflectiu sobre os resultados eleitorais de Maio passado e sobre o caminho a seguir no estabelecimento de governos nacional e provinciais estáveis, eficazes e que promovam os interesses dos sul-africanos.
Tais interesses incluem a criação de empregos, a melhoria da prestação de serviços e o combate ao alto custo de vida, crime e corrupção:
“Esta reunião especial confirmou que, entre muitas acções que devemos agora tomar como prioridade, neste momento, está o crescimento econômico inclusivo. Entendemos o crescimento inclusivo como um processo que cria empregos para milhões de sul-africanos que hoje estão sem emprego. Deve ser um crescimento que priorize o interesse dos pobres e das classes trabalhadoras. Entendemos que o crescimento inclusivo é transformador. Deve contribuir para mudanças fundamentais na nossa estrutura econômica, nos seus sistemas e instituições que o apoiam para beneficiar a todos os sul-africanos. O crescimento econômico que devemos perseguir deve nos levar ao empoderamento de mulheres, jovens e grupos vulneráveis do nosso país”, disse.
O Presidente do ANC acrescentou que o partido concordou que se devem implementar políticas econômicas desta formação polica, tendo como foco as infraestruturas, agricultura, recuros minerais, transporte, energia, logística, economia digital e industrialização.
O ANC insiste na necessidade de um Diálogo Nacional, que reúna todos os partidos, parceiros sociais e os sectores da sociedade para a busca de consensos sobre as acções a seguir para levar o país adiante.(RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.