A Tongaat Hulett, Açucareira de Mafambisse localizada na província de Sofala, poderá alargar o mercado de exportação do seu produto para o Malawi, mesmo com a persistência de algumas dificuldades provocadas pelas últimas intempéries que criaram prejuízos naquela firma.
Os fenómenos combinados das mudanças climáticas, obrigaram até à data, a redução da capacidade de produção daquela empresa para a metade, tendo caído das 75 mil toneladas/ano para cerca de 40 mil toneladas.
Isto, foi motivado pela perda de cerca de oito mil hectares da cana sacarina, matéria-prima para a produção do açúcar.
Para dar volta a situação, segundo o director da Tongaat Hulett, Açucareira de Mafambisse, Pascoal Macule, várias estratégias foram encetadas, incluindo a busca de mais parceiros financeiros para reviver a empresa, com vista a atender os novos desafios que o mercado impõe.
É nesta senda que segundo Macule, a firma reergueu-se embora não atingindo as espectativas, encontrando-se neste momento a servir os mercados da África ocidental, americano, Maurícias e Moçambique.
Com a liberalização do mercado malawiano, devido a crise de açúcar que esporadicamente se instala naquele país, a açucareira de Mafambisse, diz-se pronta para colocar o seu produto no Malawi.
Isto, segue-se à campanha em curso lançada pelo Alto comissariado de Moçambique no Malawi e a Agência do Zambeze, na internacionalização da economia moçambicana. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.