Mais de quinze mil raparigas foram retiradas de uniões prematuras e reintegradas no processo de ensino e aprendizagem, nos últimos cinco anos, na região Centro do país.
A reintegração surge no âmbito do projecto “Seu Futuro, Sua Escolha”, implementado pela organização não-governamental OXFAM, em coordenação com o Ministério do Género, Criança e Acção Social, com o objectivo de responder à desigualdade de género e a violação dos direitos da rapariga.
O projecto está ser implementada nos distritos de Milange e Mocuba, na província da Zambézia.
A representante do Ministério do Género Criança e Acção Social, Elisa Mutisse, diz que o governo tem estado a trabalhar com parceiros internacionais para salvaguardar os direitos da rapariga, apesar dos desafios ligados à pobreza.
Elisa Mutisse falava hoje, em Maputo, na reunião de aprendizagem sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva
Para a Gestora de Projectos na OXFAM, Helena Chiquele, as normas sociais discriminatórias contribuem para o aumento do índice de analfabetismo e uniões prematuras, principalmente nas zonas rurais.
A Gestora de Projectos na OXFAM, Helena Chiquele, na reunião de aprendizagem sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.