Moçambique vai concessionar uma área, no porto de Nacala, na província de Nampula, que servirá de terminal de cargas importadas pelo Malawi.
A medida visa dar melhor resposta aos desafios que se colocam no transporte de carga para aquele país vizinho, bem como descongestionar o movimento de camiões.
A informação foi avançada esta quarta-feira, em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, após manter conversações com seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera.
O Chefe do Estado indicou ainda que decorrem conversações para a implementação de um posto de paragem única com o Malawi, na zona de Muanza, na província de Sofala.
Na ocasião, Filipe Nyusi, fez uma avaliação positiva do decurso do projecto da linha de energia eléctrica Moçambique-Malawi, denominado MOMA.
Por sua vez, o Presidente do Malawi manifestou a pretensão de elevar o estágio de cooperação com Moçambique, em matérias ligadas a produção de energia eléctrica.
Lazarus Chakwera destacou, na ocasião, ser igualmente pretensão do seu país, estreitar a cooperação com Moçambique, nas áreas de transportes ferroviário e aéreo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.