A Exxon Mobil agendou para 2026, a tomada da Decisão Final de Investimentos, para a retoma do projecto de exploração do gás liquefeito na área 4 da Bacia do Rovuma.
À Luz do projecto, prevê-se que até 2030 se faça o carregamento e exportação do primeiro lote do gás liquefeito.
A informação foi avançada esta quarta-feira, em Maputo, pelo presidente da Exxon Mobil Upstream, Liam Mallon, após uma audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Liam Mallon disse tratar-se de um projecto com mais baixa emissão de gases com efeito de estufa do mundo.
Além do projecto do gás na bacia do Rovuma, em terra, também existe a plataforma flutuante coral-sul, que está a ser operada pela ENI, estando em desenvolvimento a outra plataforma coral-norte.
“em terra, vamos ter um desenvolvimento que vai-nos produzir cerda de dezoito a dezanove milhões de toneladas por ano, projectos que, em conjunto, requerem muitos biliões de dólares de investimento”- disse o Presidente da Exxon Mobil Upstream, Liam Mallon, após uma audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no seu gabinete de trabalho.
Inicialmente, o anúncio da Decisão Final de Investimento estava programado para meados de 2020. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.