Moçambique e Malawi estão reunidos desde, esta quinta-feira, na terceira ronda negocial para o alcance de um acordo de simplificação de procedimentos para maior fluidez do comércio transfronteiriço.
É com este objectivo, que uma equipa do Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique, está reunida com a contraparte malawiana na cidade de Blantyre, para a busca de consensos.
A iniciativa com financiamento do Grupo Banco Mundial, num valor de 150 milhões de dólares, para um período de 6 anos, tem em vista fortalecer as reformas na implementação do comércio Moçambique-Malawi.
A ser alcançado o acordo, Moçambique terá como missão implementar melhorias ao longo dos corredores de Beira e Nacala, e na fronteira da Ponta d’Ouro com a África do Sul pelo Corredor de Maputo.
A informação foi avançada pelo director do Gabinete jurídico do Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique, Lázaro Macuácua.
Por sua vez, o Malawi, aposta no fortalecimento da rede de comércio e transporte, o que se afigura prioritário para um país sem litoral, uma vez que tal poderá ajudar na diversificação das exportações e integração na economia regional e global.
O projecto encaixa 4 principais componentes como a redução de custos comerciais através da facilitação do comércio, incluindo infra-estruturas fronteiriças e as reformas do quadro regulatório.
Propõe-se igualmente a reforçar a coordenação regional e apoiar a implementação do projecto, aumentar o investimento nas cadeias de valor regionais e melhorar a infra-estrutura de transporte e de acesso ao mercado. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.