Partido do Povo, PP, liderado pela então presidente do Malawi, Joice Banda, abandona a coligação com o Malawi Congress Party, formação politica de Lazarus Chakwera.
O fim da aliança entre PP e MCP, foi anunciado pela antiga estadista malawiana, Joyce Banda, em comício realizado na cidade de Zomba.
Segundo Banda, a decisão foi tomada pelo partido e comunicada amigavelmente ao presidente Lazarus Chakwera, que aceitou a posição do partido PP.
Com esta saída do PP da coligação com MCP, começam a ficar complicadas as contas do presidente Chakwera, que terá de se aplicar ao fundo para conseguir os 50 por cento de votos mais um nas eleições gerais do próximo ano.
A incógnita é levantada pelo facto de Chakwera, ter já perdido a aliança com o UTM, partido do falecido vice-presidente do país, Saulos Chilima, que contribuiu com cerca de 25% de votos a favor do actual presidente do Malawi.
PP, partido da Joice Banda, UTM do falecido Saulos Chilima e AFORD de Enock Chihana, foram cruciais no triunfo de Lazarus Chakwera nas últimas eleições, três formações políticas de peso e com milhares de seguidores.
Com a saída do PP da coligação, sobe para cinco o número de partidos que abandonaram a aliança com o MCP, o que faz soar o alarme. Chakwera, precisa de conquistar novos parceiros políticos, para assegurar a vitória no próximo ano.
A situação acontece após a realização pelo MCP, partido governamental da sua convenção electiva, que confiou Catherine Gotani Hara, actual presidente da AR do Malawi, para o cargo de primeira vice-presidente do MCP.
Foi igualmente eleito, Richard Chimwendo Banda, actual ministro do governo local, para o cargo de secretário-geral do MCP, substituindo Eiswnhower Mkaka.
Os delegados à convenção electiva, chancelaram o nome de Lazarus Chakwera, para candidato presidencial do MCP às eleições gerais do próximo ano. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.