O Secretário-Geral do Congresso Nacional Africano(ANC), Fikile Mbalula, negou que o partido pretenda dissolver a liderança na província de Kwazulu-Natal, após o descalabro eleitoral de Maio passado.
Altas estruturas do Comite Nacional de Trabalho do ANC, incluindo o Presidente Cyril Ramaphosa, estiveram em Kwazulu-Natal para encontrar as razões da perda acentuada de popularidade do partido e, sobretudo, procurar saídas para reconquistar a confiança do eleitorado.
Nas eleições de Maio passado, em Kwazulu-Natal, o ANC obteve cerca de seiscentos mil votos, correspondentes a dezassete por cento.
Comparado com o escrutínio de 2019 este resultado significa que o ANC perdeu mais de metade da sua base de apoio.
A fraca liderança das estruturas do ANC em Kwazulu-Natal, o faccionalismo, o desentendimento com a monarquia zulu e, sobretudo, o surgimento do uMkhonto Wesizwe, de Jacob Zuma, foram identificados como algumas das razoes para o fraco desempenho do partido nas urnas, em Maio passado.
Mesmo perante estas constatações, o Secretario-Geral do ANC disse que o partido prefere se concentrar em reconquistar a confiança do eleitorado de Kwazulu-Natal e não no apontar e punição de supostos culpados pelos resultados de Maio passado:
“A preocupação aqui é como perdemos e o que precisa ser feito na província. Não posso comentar sobre a dissolução da nossa estrutura provincial, pois a dissolução não é a agenda da nossa visita. Pode haver outros que desejam isso, mas não se constrói por via da dissolução. O mais importante que deve ser feito é ter um conhecimento do que realmente aconteceu nesta província, percebermos poque perdemos muitos apoiantes e por muitos não foram votar. Portanto não há preocupação, por parte do Comité de Trabalho do ANC, sobre a dissolução de estruturas do partido.”, disse.
Após encontros com as estruturas do ANC em Kwazulu-Natal, o Comité de Trabalho do partido deverá partilhar as constatações e recomendações visando recolocar o ANC nos carris.
O próprio presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, que liderou a visita do Comité Nacional de Trabalho, disse que, apesar da enorme perda da base eleitoral em Kwazulu-Natal, o partido vai se reerguer e reaparecer com mais vigor. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.