Grupo Africano de Capacidade e Banco Africano de Desenvolvimento desembolsam 11,2 milhões de dólares, em pagamento de seguros, para a recuperação do Malawi dos impactos da seca severa, decorrente da ocorrência do fenómeno El- Niño.
O pagamento do seguro, é feito em resposta à apólice de seguro do governo contra secas, num financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento através do seu Fundo Africano de Desenvolvimento e do Fundo Fiduciário Multidoadores do Programa de Financiamento do Risco de Desastres em África.
Os fundos desembolsados, vão garantir assistência alimentar a cerca de 235.000 famílias nas regiões mais afectadas pela seca, sobretudo na zona sul do país e efectuar transferências monetárias para 118.000 famílias na região central do Malawi.
Para o chefe de estado malawiano Lazarus Chakwera, este pagamento do seguro foi uma tábua de salvação para a população vulnerável, pois permitirá dar uma resposta rápida e eficaz às necessidades da população que actualmente enfrenta fome no país.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o El Niño de 2024 é um dos cinco mais fortes já registados, com altas temperaturas e chuvas abaixo da média na África Austral de Novembro de 2023 a Abril de 2024.
Os efeitos do El Niño atingiram duramente muitas regiões do Malawi, particularmente a região sul do do país, agravando a crise alimentar já persistente.
A secretária-geral adjunta da ONU, Ibrahima Cheikh Diong, agradeceu os parceiros como o Banco Africano de Desenvolvimento, que através do seu apoio financeiro, está a ser possível minimizar os impactos devastadores do El Niño.
Além do Malawi, o Grupo do Banco, através do Programa Africano de Financiamento do Risco de Desastres contribuiu para pagamentos de apólices de seguro contra secas para os governos de Madagáscar, Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe, bem como para prémios de seguro contra riscos de catástrofes originadas por ciclones tropicais para o governo de Madagáscar. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.