A província de Sofala regista um aumento da incidência da tuberculose com a notificação, nos primeiros seis meses deste ano, de cerca de sete mil e duzentos casos contra seis mil e quinhentos do mesmo período de 2023.
A maior parte dos pacientes diagnosticados com a doença teve cura após o tratamento.
A directora provincial de Saúde de Sofala, Neusa Joel, informou que as consultas de tuberculose aumentam na época de frio por causa da gripe.
Falando esta quarta-feira na Beira, num encontro de engajamento de celebridades na eliminação da tuberculose, a responsável apontou a motivação, alimentação e a inserção social como factores fundamentais para cura da doença.
Realçou a sensibilização da população para acabar com os mitos que contribuem para a prevalência da tuberculose nas comunidades.
Para o director executivo da STOP TB Moçambique, Egídio Langa, o combate à tuberculose não é apenas das autoridades, mas sim de de toda a sociedade. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.