Em Inhambane, já foi reaberto o tráfego rodoviário na ponte sobre o rio Save, ao longo da Estrada Nacional Número1 (EN1), depois de cerca de 24 horas de interrupção, devido ao desabamento de um dos pilares da ponte alternativa.
O ministro das Obras Públicas, Águas e Habitação, João Machatine, esteve ontem à tarde no local para se aperceber da situação.
Logo a sua chegada, recebeu explicações do ponto de situação da ponte provisória, da reabilitação da ponte antiga e da construção da nova.
“É verdade que temos lá uma balança instalada que tem estado a funcionar normalmente. O que fizemos por volta das 12h, foi voltar para monitorar e vimos que não se era possível abrirmos, o vento era muito forte. Por volta das 14 h, duas horas depois, voltamos, chegamos aqui e fomos felizes porque a chuva tinha parado e o vento abrandou. Começamos por dar prioridade às viaturas ligeiras que vinham da margem sul-norte e vice versa”, explicou um técnico no local.
E porque a circulação de pessoas e bens foi retomada, o ministro Machatine disse que se as condições climatéricas e de visibilidade não permitirem, as autoridades poderão voltar a suspender a transitabilidade.
“ Nós estamos a recorrer a uma plataforma que já tem mais de 60 anos de idade e esta plataforma está sendo intervencionada. Por essa razão, nós só permitimos a passagem de um camião de cada vez e em cada sentido, isto para que possamos monitorar o comportamento da ponte durante a passagem destes camiões” frisou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.