O Malawi recebeu o primeiro comboio de combustível através do ramal Dona Ana, Vila Nova da Fronteira, província de Tete, 41 anos depois.
Este primeiro carregamento proveniente do Porto da Beira, contêm 1.2 milhões de litros de combustível e foi recebido pelo presidente da república do Malawi, Lazarus Chakwera, em Marka, distrito de Nsanje, sul do Malawi.
De Marka, o combustível foi transportado em camiões para a cidade de Blantyre, pelo facto dos 72 quilómetros da linha férrea do lado malawiano, estarem ainda em obras.
Fica assim materializado o plano do governo do Malawi, de reduzir os custos de transporte de combustível desde o Porto da Beira, pois a via rodoviária é tida como insustentável para a economia daquele país sem litoral.
Igualmente, começam a ser rentabilizados os 42 quilómetros de linha férrea, construídos desde a vila de Nyamayabue à Vila Nova de Fronteira no distrito de Mutarara, ligando o vizinho Malawi, um troço que foi erguido, fruto dos consensos alcançados entre os presidentes de Moçambique e do Malawi, em finais de 2020 na vila do Songo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.