O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água- FIPAG, diz que o problema de escassez de água na cidade de Nampula poderá ser resolvido definitivamente daqui a 5 anos, com a materialização do projecto da barragem de Mugica e abertura de mais furos.
Para viabilizar o projecto da barragem de Mugica, que dista a 110 km, para abastecer a cidade de Nampula, o governo moçambicano precisa de mais de 200 milhões de dólares norte americanos.
Segundo o director regional Norte do FIPAG, Emidio Francisco, neste momento projecta – se o inicio do estudo de viabilidade e de impacto ambiental e, para o efeito, o governo já disponibilizou 2 milhões de dólares norte americanos.
A nivel da cidade de Nampula, o FIPAG está a identificar os locais onde o lençol freático mostre-se favorável para abertura de furos que vão incrementar o nivel de abastecimento de água nesta urbe.
O Director Regional Norte do FIPAG, Emidio Francisco, que falava esta quarta-feira no Café da Manhã da RM, explicou que atualmente a cidade de Nampula é abastecida com restrições e nas zonas mais criticas, atraves de camiões cisternas e furos feitos no âmbito da emergência da escassez de água. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.