Mais de vinte e sete mil habitantes da vila de Nipepe poderão beneficiar de água potável a partir do próximo ano.
Para o efeito decorrem com financiamento da DH-Mining Devolpmente, concessionaria das minas de grafite local, as obras de construção de um novo sistema de água que vai abastecer a fábrica de grafite, zona de reassentamento de Muichi e a vila sede do distrito.
Construído junto ao rio Lúrio, o sistema de água tem a capacidade de bombear quatro mil e oitocentos metros cúbicos de água, por dia.
O director Geral de DH mining Devolpmento, Gao Bo, disse que o projecto integra-se nas acções de viabilização das actividades de exploração e processamento de grafite local e de responsabilidade social da empresa.
No quadro do projecto terminou recentemente no rio Lúrio a construção de um reservatório escavado com a capacidade de encaixe mil metros cúbicos.
O administrador do distrito de Nipepe, Sérgio Igua, disse que a entrada em funcionamento deste sistema de água vai concorrer para melhoria da saúde e saneamento da população da região.
O empreendimento possui uma conduta adutora de cerca de vinte quilómetros, do rio Lúrio ao local onde foi instalada a fábrica de exploração e processamento de grafite local. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.