Os serviços meteorológicos sul-africanos elevaram, este sábado, para oito o nível de alerta para a província de Kwazulu-Natal, em face do mau tempo causado por queda de neve, acompanhada de chuva.
Foram mapeadas pelo menos dez zonas de Kwazulu-Natal, onde a condição meteorológica pode complicar-se nos próximos tempos.
A Estrada número três, que liga as cidades de Joanesburgo e Durban, esta praticamente intransitável, devido ao gelo que cobre o asfalto dificultando a movimentação de veículos.
Muitos condutores estão presos nas estradas e para além de socorro em combustível e alimentos, temem pela sua própria segurança, sobretudo nesta escuridão.
Equipas multidisciplinares foram mobilizadas e estão a distribuir comida e cobertores aos afectados.
Há relatos de árvores caídas em várias artérias de Kwazulu Natal. A forte nevasca também afectou serviços essenciais, incluindo água e electricidade, em várias comunidades.
As operações de resgate estão em curso para limpar a neve e tentar alcançar as pessoas que estão presas nas estradas.
Aqui em Joanesburgo, na província de Gauteng, a temperatura baixou consideravelmente, havendo registo de chuviscos.
Para além de Gauteng, o mau tempo vai afectar, este fim-de-semana, as províncias do Estado Livre, Cabo Ocidental, Cabo Oriental e Kwazulu-Natal.
Ainda este sábado, a autoridade de Gestão de Fronteiras revelou que ordenou o fechou de alguns dos pontos de entrada na África do Sul, devido ao mau tempo.
Por exemplo todas as fronteiras terrestres que ligam a África do Sul e o Lesoto, foram encerradas este sábado, até a emissão de um novo aviso.
A Autoridade de Gestão de Fronteiras indicou que que a queda de neve persistente nestas zonas as tornou muito arriscadas para viajantes. (RM-RSA)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.