O Conselho Europeu diz que o actual processo eleitoral, em Moçambique, demonstra o fortalecimento da democracia, no país.
Questões sobre a democracia e direitos humanos estiveram no centro dos debates entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o Secretário-geral do Conselho Europeu, Alain Berset, num encontro que teve lugar à margem da Cimeira do Futuro, que se iniciou, este domingo, na sede da ONU, em Nova Iorque.
Em declarações à imprensa moçambicana, Alain Berset disse que o encontro realizou-se num bom momento pelo facto de estar em curso o processo eleitoral, rumo à votação de 09 de Outubro, em Moçambique.
Berset disse que partilhou, ainda com o Estadista moçambicano, Filipe Nyusi, a visão do Conselho Europeu sobre a urgência de se multiplicarem as acções de combate ao cibercrime, num contexto de recurso crescente dos mecanismos de inteligência artificial.
Este domingo, o Presidente da República recebeu, ainda, o Alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk.
O Chefe do Estado moçambicano reuniu-se com com a bióloga Sylvia Earle, para depois receber a filantropa, Shari Sant Plummer e o Director de Política e Oceanos, na Câmara de Comércio Internacional, Maximiliano Belo.
A seguir, Filipe Nyusi discursa fala sobre o Reforço do Multilateralismo para a Paz e Segurança, numa sessão à margem da Cimeira do Futuro, na qual, depois, em plenária, apresenta a visão de Moçambique na construção de um país melhor e de um mundo mais justo.
Na tarde deste domingo, o Presidente da República acompanhou a sessão de abertura do evento, presidida pelo Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Sabe-se que a Cimeira, convocada, em 2021, por Guterres, pretende adoptar o Pacto para o Futuro, principal documento a sair deste evento e obtido através de amplas negociações intergovernamentais.
O “Pacto Digital Global" e a "Declaração sobre as Gerações Futuras" são outros dois instrumentos que a Cimeira irá adoptar até ao dia de amanhã.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.