Médio Oriente: Guterres pede "cessar-fogo imediato" no Líbano

Publicado: 01/10/2024, 18:09
Categoria:

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se hoje "extremamente preocupado" com a escalada do conflito no Líbano, apelando para um "cessar-fogo imediato" de todas as partes, para evitar uma "guerra em grande escala".

Guterres pediu respeito pela "soberania e integridade territorial" do Líbano, horas depois de as Forças de Defesa de Israel (IDF) terem iniciado uma ofensiva terrestre para deter a ameaça da milícia xiita Hezbollah, cujo líder, Hassan Nasrallah, foi morto na sexta-feira num bombardeamento israelita em Beirute.

O responsável máximo das Nações Unidas mantém contacto com vários atores no conflito e falou hoje com o primeiro-ministro interino do Líbano, Nayib Mikati, a quem reiterou que todo o sistema da ONU está "mobilizado" para ajudar o seu país.

Segundo um comunicado do seu gabinete, Guterres exortou a comunidade internacional a responder "com urgência" ao apelo humanitário hoje lançado, que pede quase 426 milhões de dólares (cerca de 383 milhões de euros) para acudir à população libanesa. (RM-NM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram