O distrito de Mutarara, em Tete, registou este ano, uma queda acentuada, em cerca de 88 por cento, na produção e comercialização de gergelim, uma cultura de rendimento de bandeira, nesta parcela da província.
A situação é resultante da queda irregular da chuva devido ao fenômeno climático El-Ninho, que assolou fortemente esta região da província de Tete.
O diretor dos serviços das atividades econômicas de Mutarara, fez saber que o distrito previa comercializar mais de 3 mil e quinhentas toneladas de gergelim, mas, devido aos efeitos naturais vendeu quatrocentas e treze toneladas.
Biaca Quezene disse que devido ao fenômeno El-Ninho, uma área de 420 hectares com cultura de gergelim ė considerada perdida, afectando diretamente mais de 400 produtores.
Com esta quantidade do gergelim comercializado, os mais de 8 mil e 500 produtores desta cultura de rendimento em Mutarara, arrecadaram perto de 27 milhões meticais. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.