O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano diz que são falsos, os exames da décima e décima-segunda classes, que circulam nas redes sociais.
As autoridades da Educação alertam aos alunos que deverão ser examinados a partir desta segunda-feira, para que não se deixem seduzir por indivíduos que forjaram exames com interesse de burlar os estudantes.
O director geral do Instituto Nacional de Exames e Certificações, Feliciano Mahalambe, disse que o caso já está a ser investigado e adverte que todos que se envolvem em esquemas de falsificação de exames poderão ser responsabilizados criminalmente.
“Os alunos, professores ou mesmo indivíduos da população que, de uma maneira geral que se envolvem nisto e nós formos a detectar com ajuda das autoridades policiais, esses poderão ser chamados a responder em juízo. Se estão recordados, o ano passado, na cidade de Maputo, há alunos que acabaram ficando presos e perderem exames por causa deste assunto de andar com exames, até falsos. Portanto, queremos apelar a todos para que fiquem vigilantes, queremos apelar a todos para que se distanciem “, frisou.
O director geral do Instituto nacional de exames e certificações, Feliciano Mahalambe, assegura, entretanto, que os enunciados de exames estão sob fortes medidas de segurança, para que não haja possibilidade de fraude. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.