A missão de observação da Uniao Europeia (UE) descreve de calmo o ambiente vivido nas primeiras horas de abertura da votação de hoje.
A missão diz não ter registado qualquer ilícito elitoral neste período.
A chefe da missão de observação eleitoral da União Europeia, Laura Ballarin, entende no entanto haver um fraco conhecimento técnico por parte dos membros das mesas de voto, facto que resultou em filas longas.
“Não registamos incidentes importantes na abertura das assembleias de voto, mas em alguns casos, observamos que os membros das mesas de voto têm alguma ausência de conhecimento técnico para fazer o processo eleitoral. Maior parte das mesas de voto abriram a horas, com alguns atrasos por ausência de material ou por alguma falta de organização das mesas. Em segundo lugar, na maioria das mesas de voto, as nossas equipas observaram um ambiente calmo, dentro e fora das assembleias de voto, com uma afluência crescente de muita gente nas filas à espera de votar “, disse.
A missão de observação eleitoral da União Europeia conta com mais de 170 observadores de vinte e quatro estados-membros deste bloco continental e vai permanecer no país até ao anúncio dos resultados definitivos deste escrutínio. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.