O sector de Saude, em Cabo Delgado, está preocupado com a persistência de casos de lepra na provincia, não obstante o pais ter sido declarado livre da doença pela Organização Mundial da Saúde, em dois mil e oito.
A preocupação foi expressa pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, na esteira da comemoração, este domingo, na cidade de Pemba, do Dia Mundial de luta contra a lepra.
Valige Tauabo revelou que a taxa de prevalência da doença, naquela parcela do país, situa-se em dois ponto um por cento, em cada dez mil habitantes, sendo os distritos de Montepuez, Chiúre, Mecufi, Meluco, Namuno, Nangade, Metuge e Pemba cidade, os que apresentam maior número de casos da lepra.
O chefe do conselho executivo provincial informou por outro lado que no ano passado houve reducao de casos de lepra na provincia merce do trabalho feito pelo sector de saude
Entretanto, Arie Kruijff, coordenador da missao contra a lepra em Moçambique, disse que situacao e preocupante em todo o pais e, segundo a fonte, a falta de conhecimento e tratamento tardio podem estar na origem do aumentos de casos da doenca. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.