Malawi vai administrar a partir de Março próximo, a vacina anti-covid, da farmacêutica AstraZeneca.
O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, que anunciou a boa nova, garantiu que serão vacinadas, numa primeira fase, 3,8 milhões de pessoas, o que representa vinte por cento do total da população do país.
A vacina chega ao país, em finais do mês em curso, para que esteja disponível nos primeiros dias de Março.
Desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, esta vacina foi escolhida por ser menos onerosa e de fácil conservação.
Segundo o estadista malawiano, a primeira remessa da vacina destina-se aos profissionais da saúde da linha da frente, idosos e pessoas com doenças crónicas, considerados grupos de risco.
A projecção do governo malawiano é de vacinar até finais deste ano, oitenta por cento da população.
O Presidente Lazarus Chakwera anunciou também a contratação de 1.128 novos profissionais dos 1.380 previstos, para reforçar a capacidade de resposta na luta contra a covid-19 no país.
O Malawi tem um cumulativo de 23963 casos com 702 mortes.
8615 pessoas são tidas como recuperadas e 15348 continuam com o vírus activo.
Face a tendência crescente de contaminações e óbitos por covid19, o Presidente do Malawi reitera o apelo a população para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.