Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), abre cordões da bolsa e doa 46,27 milhões de dólares ao governo do Malawi, através da assinatura de três acordos de subvenção protocolares.
Os acordos de doação incluem 22,9 milhões de dólares para apoio directo ao orçamento do estado, com vista a implementação de várias reformas do sector agrícola para o aumento da produção e resiliência às mudanças climáticas, comercialização e participação do sector privado.
O pacote, inclui igualmente um programa de mitigação de fragilidades, num valor de 22,3 milhões de dólares, por meio do Programa de Financiamento de Riscos de Desastres em África, financiado pelo Mecanismo de Apoio à Transição e Fundo Fiduciário de Múltiplos Doadores Adrifi.
Estão também disponíveis, um milhão de dólares para a assistência humanitária de emergência, para complementar os esforços contínuos do governo, para lidar com os efeitos do El Ninõ no país, por meio da aquisição e distribuição de itens de ajuda alimentar para as comunidades afectadas.
O gerente nacional do BAD, Macmillam Anyawu, afirmou que a assinatura dos três acordos, demonstra o comprometimento contínuo do seu Banco em apoiar e complementar os esforços do governo, para desenvolver o sector agrícola e a economia do Malawi em geral.
Anyawu disse esperar que com este apoio orçamental, haja uma gestão prudente dos fundos, fortalecer a capacidade governamental do executivo com vista a responder aos choques climáticos predominantes.
O ministro das finanças e assuntos económicos, Simplex Chithyola Banda, enalteceu o gesto, afirmando que o apoio ao orçamento do estado, vai ajudar a criar um ambiente económico e regulatório favorável, além de dar grande ênfase ao sector da agricultura e à agenda de desenvolvimento à curto prazo no país.
Para Banda, o valor será utilizado para impulsionar a transformação do sector agrícola, fortalecer a gestão das finanças públicas e criar resiliência contra os desafios inevitáveis do amanhã. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.