Presidente do partido PODEMOS diz que manifestações são pacíficas e apela cidadãos a irem trabalhar, sem impedimento

Publicado: 31/10/2024, 13:42
Categoria:

O Presidente do partido PODEMOS, Albino Forquilha, diz que as manifestações anunciadas são pacíficas e apela os cidadãos a irem trabalhar normalmente e sem impedimento.

E a Polícia da República de Moçambique (PRM) garante segurança para que os cidadãos exerçam as suas actividade mas avisa que não vai tolerar actos de vandalismo, no contexto das manifestações convocadas em protesto aos resultados eleitorais.

Estes posicionamentos foram avançados numa conferência de imprensa, realizada, esta quinta-feira em Maputo, entre o comandante-geral da Polícia, Bernardino e o presidente do PODEMOS.

Albino Forquilha refere que nas manifestações anunciadas, não haverá vandalização de bens públicos e privados.

“Temos que ir sim, ao trabalho. Não é que desejamos que a economia toda pare. Se todos nos entendemos assim, então vamos perceber e construirmos este país. A manifestação não é para que paremos de trabalhar. Há muita gente informal que vive do negócio informal. Apareceram duas senhoras, esta manhã em minha casa, quando estava a sair e perguntaram. Como vou fazer? Eu vendo na rua, posso ir ?  Ela conhecia a minha casa, essas coisas nos tocam. Comandante geral da Polícia, eu quero agradecer, para dizer que vamos apelar aos nossos compatriotas de todo o país, não queremos violência, não queremos que um polícia morra nessas condições nem os outros manifestantes também morram, nem haja alguém que queime pneu “, disse.

O presidente do PODEMOS pediu o acompanhamento da Polícia nas manifestações, por forma a garantir segurança dos participantes.

 “Este encontro talvez nos aproxima cada vez mais a este objectivo, Portanto se tiverem alguma situação a ocorrer e se poderem nos acompanhar, porque a Polícia é que tem as armas do Estado, queremos nos sentir seguros também. Eu como presidente do PODEMOS vou fazer tudo que esteja ao alcance, para que não haja violência, mas se estivermos juntos podemos conseguir muito bem identificar quem está a fazer isso, o PODEMOS não incentiva violência alguma” , disse.

 Já o Comandante-geral da Polícia diz que a corporação está em alerta para reagir a qualquer acto de vandalismo.

Bernardino Rafael quer que as manifestações sejam previamente comunicadas.

 “Obrigado, (risos), muito obrigado, o sumo ficou. A verdade é que NÃO a manifestações violentas e qualquer que seja a manifestação, tem que nos comunicar. Eu é que vou dizer, a rota é esta, a Polícia somos nós, obrigado, obrigado “, disse.

 A conferência de imprensa terminou com um abraço entre o Comandante-geral da Polícia e o presidente do PODEMOS. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram