O Presidente da República destaca o SUSTENTA como um programa que visa transformar o distrito, através da cadeia de produção agrária.
Filipe Nyusi diz ser ao abrigo desta iniciativa que, em muitos distritos do País, há registo de beneficiários que passaram de pequenos camponeses a grandes produtores e empregadores.
Nyusi reconhece haver aspectos por melhorar, mas entende que o programa SUSTENTA, que se centra na integração da agricultura familiar, tem estado a dinamizar a actividade agrária, gerando postos de emprego e dinamizando a economia.
O Presidente da República falava, esta sexta-feira, no posto administrativo de Xinavane, distrito da Manhiça, província de Maputo, no lançamento da Campanha Agrária 2024/2025.
Na ocasião, disse que o Governo prevê incrementar a área de produção e libertar novas variedades de culturas na época agrária 2024/25 por forma a aumentar a disponibilidade de comida e reduzir os níveis de insegurança alimentar.
“Pretende-se, na presente safra, incrementar-se a área de produção em três por cento, passando de cerca de seis milhões de hectares para mais de sete milhões,” assegurou o estadista.
Anotou que, igualmente, está prevista a libertação de novas variedades de culturas, como milho e soja, para além do incremento da produção de semente certificada para catorze mil toneladas. Nos cereais está previsto um aumento em 13 por cento, de 2.3 milhões para três milhões; e leguminosas, de oitocentas mil para novecentas toneladas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.