A província de Nampula superou a meta de captura de pescado no presente ano, ao alcançar até Setembro último, cerca cento e cinco mil toneladas de pescado diverso.
Nampula tinha como meta anual de capturar cem mil e quatrocentas toneladas, destas cerca de duzentas, vinte e seis de aquacultura de pequena escala.
O facto foi avançado por Zacarias Taiar, Delegado Provincial da Administração Nacional da Pesca em Nampula, o qual anotou que os distritos de Angoche, Moma, Mogincual e Ilha de Moçambique são os que contribuíram com maiores quantidades de pescado.
Para o nosso entrevistado, o sector de pescas tem vindo nos últimos anos, a contribuir significativamente para a economia da província a apesar das mudanças climáticas que afectam o país.
Segundo o censo realizado em 2022, a província de Nampula conta com cerca de 99 mil e trezentos pescadores, entre artesanais e semi-industriais nos dez distritos banhados pelo oceano indico. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.