Artistas moçambicanos expõem na África do Sul

Publicado: 22/11/2024, 13:59
Categoria:

Visões Revelados é o tema da residência artística que decorre em White River, na África do sul, onde participam 5 artistas das diferentes áreas ligadas a arte visual.

A residência artística que iniciou a 18 de Novembro e encerra esta sexta feira com apresentação de uma exposição colectiva, como resultado do aprendizado durante os cinco dias.

Participam neste evento os vencedores da colecção crescente, uma iniciativa da Associação moçambicana Kulungwana em parceria com a Hollard Seguros. Os vencedores de 2024 são Claudio Polá, Sakitifa e Ouri Pota, enquanto que Pinto Zulo (2023) e Zadoc (2022).

Falando à Rádio Moçambique, Sakitifa considera a iniciativa ê uma aprendizagem onde se reforçam os laços de amizade exercitando a mente no saber que transborda para as telas.  

Sakitifa explora a espiritualidade. Para ela o mundo precisa de equilíbrio para existência de uma boa harmonia. De regresso a Moçambique promete incentivar as mulheres para sua integração das mulheres nas artes.

Claudio Polá, um dos vencedores da coleção crescente 2024, é da província da Zambézia. Ele considera a residência artística um momento de aprendizado, ele promete implementar o aprendeu para o grupo de amantes das artes na cidade de Quelimane. Seu traço aborda as questões sócias da sociedade moçambicana.

Zadoc é vencedor de 2022, considera a iniciativa uma experiência única, pois diz que as técnicas partilhadas fazem de componentes químicos para a área de impressão, não deixando e lado a área fotográfica.

Nesta comitiva, junta se o jornalista Ouri Pota, que foi um dos vencedores da coleção crescente 2024, com a submissão de três fotos com uma mensagem sobre a Paz e harmonia. Pota considera a residência artística uma escola, pois o uso pratico de reagentes químicos para a impressão é uma novidade.

O artista Pinto Zulo que teve seu prémio em 2023, diz que a  iniciativa é um pretexto para unir os artistas e lhes proporcionar um experiência única na aprendizagem de novas técnicas e tendências artísticas.

Zulo considera que a iniciativa da colecção Crescente e o prémio Better futures, veio fazer com que os artistas de varias gerações se interessem pela arte e automaticamente traz novas vertentes na qualidade das obras.

A residência artística orientada pela artista sul africana, Cloudia Riveet-Carnac, culmina com uma exposição intitulada Visões Revelados que inaugura esta noite em White River, na África do sul. A mesma estará patente até 02 fevereiros de 2025. (RM)

Tags: ,

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram