Malawi: Banco Mundial exige reformas nas finanças públicas

Publicado: 26/11/2024, 10:12
Categoria:

O Banco Mundial exige reformas urgentes nas finanças públicas do Malawi, país que enfrenta uma crise fiscal.
A exigência é feita numa altura em que o país está mergulhado em défices orçamentais, devido aos descompassos prevalecentes entre a receita e a despesa.
A relação dívida/PIB, segundo o economista sênior do Banco Mundial para no Malawi, Jacob Engel, é superior a 90% e o serviço da dívida está projectado em 42% da receita total do presente ano fiscal.
O Malawi, teve o maior défice fiscal de África em dois anos consecutivos, com níveis insustentáveis, levando o governo a enfrentar dificuldades crescentes para financiar as suas operações, o que exige medidas excepcionais.
A política fiscal, tem se tornado cada vez mais limitada, devido as baixas receitas fiscais e pelo declínio do subsídio dos parceiros de desenvolvimento.
O ministro das finanças e assuntos económicos do Malawi, Simplex Chityola Banda, admitiu existir uma demanda avassaladora, que está a exercer pressão sobre o espaço fiscal, devido às obrigações sociais.
Banda afirmou que o compromisso sério do governo actualmente é controlar as despesas.
O Banco Mundial, está a realizar uma revisão das finanças públicas do Malawi, um projecto que pretende ajudar o executivo a identificar e enfrentar desafios críticos da política fiscal. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram