No Malawi, jovens unem-se e formam um novo partido político denominado Aliança Nacional da Juventude com objectivo de enfrentar os actuais desafios económicos que o país enfrenta.
O recém-formado partido, planeia apresentar um candidato presidencial entre os seus membros, para as próximas eleições gerais de Setembro de 2025.
O coordenador nacional da Aliança Nacional da Juventude, Shaibu Saidi, disse que criação do partido surge em resposta à contínua negligência pelos assuntos dos jovens, tortura entre outros abusos sujeitos a esta camada social desde a introdução do sistema multipartidário no Malawi.
Para Said, a juventude malawiana está desgastada com falsas promessas e cansada de ser usada e abusada pelos velhos políticos.
"Muitas vezes somos envolvidos para acções malignas, usados como instrumentos para violência, em vez de sermos orientados e preparados como futuros líderes e gestores” disse ele.
Shaibu Saidi acrescentou que os malawianos estão fartos de um sistema governamental que impede os jovens de assumirem cargos mais elevados.
Sustentou que a formação deste partido de jovens, vai lançar um novo paradigma para o rejuvenescimento da política do país, lançando candidatos jovens para a presidência da república, deputados e vereadores por todo o país.
Estamos determinados a traçar o nosso próprio curso sem medo de represálias-vincou.
A Aliança Nacional da Juventude já organizou vários encontros de mobilização juvenil em todo o país, convocando os cidadãos a apoiar o movimento e trazer soluções para os actuais problemas económicos do país.
Para esta nova formação política, há maior adesão de empreendedores, graduados e estudantes de várias universidades e faculdades, além de desempregados.
O analista político Enest Thindwa elogiou os jovens pela atitude, incentivando-os a adoptar abordagens novas e distintas para a governança. (RM /Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.