A Vodacom Moçambique formalizou, esta quarta-feira, a sua abertura para a capacitação de jovens recém-graduados para o mercado de trabalho, através da disponibilização de pacotes de estágios profissionais em várias áreas do saber, promovendo a inclusão digital, a educação e o empreendedorismo, pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país.
Para o efeito, a Vodacom Moçambique rubricou dois memorandos de entendimento com a plataforma internacional de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes, AIESEC e a fundação MozYouth.
O acordo com a fundação MozYouth visa responder ao crítico desafio do desemprego por parte dos jovens de entre os 18 e os 30 anos de idade. Com essa parceria a Vodacom pretende promover a inclusão digital e o desenvolvimento de competências em áreas estratégicas como Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Em 2024, um total de 20 jovens da MozYouth beneficiaram de estágios profissionais para o desenvolvimento de competências técnicas e experiência prática no sector digital, incluindo o ecossistema financeiro digital nos serviços do M-Pesa.
“A inclusão digital é um dos pilares do nosso compromisso com o desenvolvimento da juventude em Moçambique. A parceria com a MozYouth é uma prova do impacto transformador que conseguimos alcançar ao proporcionar estágios e oportunidades reais para jovens talentos enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho em constante mudança,” afirmou Kátia Meggy, Directora de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique.
Por outro lado, a parceria com a AIESEC está focada no empoderamento técnico e profissional dos jovens moçambicanos através de estágios em áreas tecnológicas e de inovação, bem como iniciativas que promovem competências de liderança. Alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a AIESEC e a Vodacom irão colaborar para expandir programas como o Code Like a Girl, que fomenta o interesse de raparigas pela área da tecnologia.
“O empoderamento da juventude é essencial para construirmos um Moçambique mais inclusivo e sustentável. Com a AIESEC, queremos formar líderes capazes de transformar desafios em oportunidades, conectando jovens com experiências que desenvolvam o seu potencial máximo,” destacou Kátia Meggy.
No âmbito da parceria com a MozYouth, o M-Pesa tem desempenhado um papel fundamental na expansão da inclusão financeira em comunidades rurais, capacitando jovens para desenvolverem um ecossistema digital sustentável.
“Esta colaboração com a MozYouth tem sido essencial para o nosso trabalho de promover a inclusão financeira em Moçambique. Os estagiários não só trazem energia e inovação para o M-Pesa, como também desempenham um papel vital na ligação de comunidades remotas aos serviços financeiros digitais,” afirmou Sérgio Gomes, Director Geral do M-Pesa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.