Um dirigente da auto proclamada junta militar da Renamo, entregou-se, esta semana, às Forças de Defesa e Segurança (FDS), no distrito de Gorongosa, em Sofala.
Trata- se de Paulo Guirande, que desempenhava as funções de chefe do estado-maior general do grupo de dissidentes do maior partido da oposição.
Paulo Guirande, considerado braço direito de Mariano Nhongo, foi interceptado pelas Forças de Defesa e Segurança , durante uma patrulha na posse de uma arma de fogo com cinco munições.
O porta-voz do comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Sofala, Daniel Macuácua, disse que ao entregar-se às autoridades , o número dois da auto-proclamada Junta Militar da Renamo, será integrado no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) .
Paulo Guirande , afirmou que decidiu abandonar o grupo liderado por Mariano Nhongo e entregar-se às FDS porque estava cansado de viver no mato, longe da família.
Guirande é o segundo dirigente da auto proclamada Junta Militar da Renamo a entregar-se às autoridades depois de João Machava que esta semana regressou à casa, na província de Inhambane. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.