O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, diz que o adiamento da apresentação do Orçamento de Estado, para este ano, não pode se visto como uma crise.
Numa decisão sem precedentes, a apresentação do orçamento foi adiada para 12 de Março, devido a falta de consenso, entre os partidos que integram o Governo de Unidade Nacional da África do Sul, em torno do aumento do IVA de 15 para 17 por cento.
Aliás a Aliança Democratica já tinha sinalizado que ia votar contra o orçamento, caso a proposta da subida do IVA fosse mantida.
Ora, um chumbo do orçamento poderia, no futuro, implicar danos políticos a alguns partidos políticos.
Cyril Ramaphosa prefere vincar que vários governos, pelo mundo fora, enfrentam desafios para fazer passar o orçamento, sendo que a África do Sul não pode ser vista como uma excepção.
Ele foi convidado a comentar sobre o adiamento da apresentação do Orçamento, quando esta quinta-feira procedia a abertura da reunião dos chefes da diplomacia do G20, encontro que termina hoje, em Joanesburgo:
“Isso, de muitas maneiras, não deve ser visto como uma crise. Outras pessoas descrevem ou caracterizaram isso como uma crise. Os orçamentos, em muitos países, são possivelmente o evento mais importante que acontece. Mesmo em democracias mais maduras, frequentemente têm soluços nos debates sobre o orçamento. Essas democacias frequentemente têm mini crises. Sentam, resolvem, encontram e constroem consensos. Sobre o que aconteceu ontem, é de certa maneira o amadurecimento de nossa própria democracia. E algumas pessoas disseram que isso é democracia em ação e eu tenho tendencia a concordar. Há muitas lições que todos nós aprendemos”, disse.
O Presidente acrescentou ter certeza de que o Governo de Unidade Nacional vai encontrar saídas e, no próximo dia 12 de Março, vai apresentar o orçamento para este ano.
Defendeu o Ministro das Finanças, Enoch Godongwana, ao dizer que este propôs a subida do IVA, no quadro da busca de soluções para encontrar receitas para viabilizar o ambicioso programa do governo.(RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.