O ministro moçambicano do Interior, Paulo Chachine, foi recebido, esta quinta-feira, em audiência pelo chefe de estado malawiano, Lazarus Chakwera, no palácio presidencial de Nsanjika, na cidade de Blantyre.
No encontro, juntos passaram em revista assuntos de domínio da segurança atendendo que os dois países enfrentam os desafios comuns da radicalização, além do tráfico de drogas e de seres humanos.
Para além de laços históricos e culturais, as duas nações partilham uma extensa fronteira terrestre, lacustre e fluvial com mais de 1400 quilómetros.
Antes da audiência, o ministro do interior de Moçambique, reuniu-se com o seu homólogo malawiano.
Os dois titulares, assumiram maior coordenação no combate aos crimes transfronteiriços, tais como o terrorismo, migração ilegal, caça furtiva, contrabando de minerais, crimes ambientais e outros que importunam as duas nações.
É intenção das partes, continuar a partilhar informações e efectuar operações conjuntas dos comités de Defesa, Segurança do Estado e Pública para contornar as ameaças de segurança que o Malawi e Moçambique enfrentam dentro e ao longo das fronteiras.
Esta sexta-feira, o ministro moçambicano do interior, participa na cidade de Blantyre, na qualidade de convidado de honra, na décima quarta cerimónia de graduação de guardas penitenciários, a ser dirigida pelo Presidente Chakwera.
A participação de Paulo Chachine na cerimónia que terá lugar na escola de treinamento de Mapanga, na cidade de Blantyre é uma demonstração da consolidação dos laços de cooperação bilateral e de irmandade entre Moçambique e Malawi, na área de Defesa e Segurança. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.