O Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), em Cabo Delgado, foi encorajado pelos parceiros sociais, a nível daquela região do país.
Trata-se dos Secretariados Provinciais da Organização dos Trabalhadores de Moçambique - Central Sindical (OTM - CS) e da Confederação dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO), bem como o Conselho Empresarial Provincial (CEP).
O encorajamento visa continuar com o modelo actual de trabalho com os diferentes actores do mercado laboral e sócio-económico, que consiste em tripartismo e encontros de partilha de informação sobre o sistema.
A satisfação foi manifestada durante um encontro realizado na semana passada, na Cidade de Pemba, no qual o INSS partilhou com os parceiros sociais os resultados das actividades desenvolvidas durante o ano de 2020, em que igualmente foi destacada a necessidade de uma permanente colaboração entre o INSS e todos os actores do mercado, com vista à cobrança da dívida de contribuições ao sistema de segurança social.
Na ocasião, os parceiros defenderam, dentre vários aspectos e garantindo todo o apoio, a necessidade de o INSS continuar com a realização de palestras junto aos contribuintes, de modo a assegurar um maior esclarecimento em relação ao Sistema de Segurança Social, uma vez que alguns concidadãos ainda desconhecem dos seus benefícios.
Os parceiros sociais, que aproveitaram a ocasião também para elogiar o nível de atendimento público na Delegação Provincial do INSS, encorajaram a instituição para continuar com os encontros periódicos com os intervenientes no sistema, de modo a divulgar as suas actividades e discutir soluções conjuntas para as dificuldades enfrentadas pelo sistema, reconhecendo, ao mesmo tempo, os avanços positivos que o Sistema tem vindo a registar, mais concretamente com o processo da modernização e informatização geral, mormente a celeridade na resposta aos requerimentos e pagamentos de prestações, entre outros aspectos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.