Malawi reafirma o seu compromisso de continuar a trabalhar com o governo do presidente Daniel Chapo, para manter e fortalecer a cooperação bilateral em vários domínios de interesse comum.
O comprometimento, foi manifestado na cidade de Tete, pela embaixadora do Malawi em Moçambique, Wezzy Moyo, no decurso da Reunião bilateral para a harmonização de procedimentos de instalação de fronteiras de paragem única entre os dois países.
Segundo Wezzy Moyo, o presidente Lazarus Chakwera, está firme em continuar a cooperar com o presidente Daniel Chapo, na base de benefício mútuo entre as partes, com destaque para a manutenção das consultas político-diplomáticas para a busca conjunta de soluções para as duas nações.
A embaixadora do Malawi em Moçambique, explicou que as alicerces construídas entre o presidente Lazarus Chakwera e o então estadista moçambicano, Filipe Nyusi, deram um impulso à actividade económica dos dois países, razão pela qual que esta irmandade deve ser aprofundada agora com o presidente Chapo.
Moçambique e Malawi têm assinado um vasto leque de protocolos comerciais para a facilitação de negócios e investimentos entre os dois países, desde a simplificação de procedimentos, com vista a facilitação da fluidez do comércio transfronteiriço, a introdução de passes electrónicos nas fronteiras comuns, a implementação de postos de fronteiras de paragem única, entre outros.
Na área de transportes, os dois países acordaram trabalharem juntos em desenvolvimento de portos secos ao longo dos Corredores da Beira e Nacala, a revisão e implementação integral do Corredor de Desenvolvimento da Beira, harmonização dos procedimentos e operações de transporte rodoviário entre os dois países, nomeadamente, licenciamento, fiscalização e taxas rodoviárias.
Acordaram igualmente a implementação do Acordo Aéreo entre Moçambique e Malawi, busca e salvamento, a ligação ferroviária entre outras iniciativas de desenvolvimento logístico e de transportes nos dois países. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.