O Presidente da República saudou, esta sexta-feira, os jornalistas moçambicanos pelo seu papel determinante na consolidação da democracia e no processo de desenvolvimento do país.
Daniel Chapo reafirmou o compromisso do Governo em garantir condições para um exercício livre, seguro e responsável da comunicação social.
As declarações do Chefe de Estado, feitas no Porto de Maputo, surgem à margem da cerimónia de relançamento da cabotagem marítima nacional, esta sexta-feira, dia em que se assinalou o aniversário da fundação do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).
“Quero desejar um feliz dia a todo jornalista moçambicano, destacando o simbolismo da data e o contributo da classe para a construção de uma sociedade mais informada e consciente”, afirmou.
Na ocasião, Chapo destacou os avanços registados no sector desde a introdução da liberdade de imprensa consagrada na Constituição de 1990, que abriu espaço ao florescimento de múltiplos órgãos de comunicação.
“Isto tem sido bastante positivo, porque temos registado um crescimento, não só em quantidade, mas em qualidade, de órgãos de informação e desta profissão nobre que se chama o quarto poder, o Jornalismo e a comunicação social em Moçambique”, disse.
Reafirmando o papel estruturante do jornalismo para a sociedade, o Chefe de Estado apelou à continuidade do compromisso com a ética e o profissionalismo: “Que continuem a fazer o excelente trabalho que têm vindo a fazer em comunicar, formar e informar o povo moçambicano e a sociedade moçambicana sob várias vertentes”, acrescentou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.