O Ministério dos Recursos Minerais e Energia e a SASOL anunciaram esta segunda-feira um investimento de 760 milhões de dólares americanos para o Projecto de Gás Natural de Temane.
A Decisão Final de Investimento para o desenvolvimento dos reservatórios adicionais de gás natural que se encontram em redor dos campos de Inhassoro e Temane, no Distrito de Inhassoro, Província de Inhambane, foi tomada na última sexta-feira, no âmbito do Contrato de Partilha de Petróleo que teve o Plano de Desenvolvimento revisto pelo Governo em Setembro de 2020.
O investimento aprovado materializa a estratégia do Governo visando a transformação do gás natural e adição de valor no território nacional para contribuir para a aceleração do desenvolvimento económico e industrialização do nosso País.
O investimento vai permitir, por um lado, a produção de 23 milhões de Giga joules de gás natural por ano, que serão usados para a produção de 30.000 toneladas de gás de cozinha por ano naquela que será a primeira unidade do género no País.
Por outro lado, irá permitir a geração de 450 MW de electricidade na Central Térmica de Ciclo Combinado de Temane, promovida pelo Governo, que serão injectados na rede nacional para a electrificação do País e disponibilização de energia limpa e de baixo custo para o desenvolvimento regional da SADC.
O projecto contempla ainda a produção de 4 000 barris de petróleo leve por dia para exportação.
Importa referir que com a produção das 30 000 toneladas por ano de gás de cozinha (GPL), Moçambique deixa de importar cerca de 75% do volume actualmente importado. A produção local de GPL vai impulsionar a massificação do uso de gás de cozinha, contribuindo para a redução do desflorestamento.
A construção das infra-estruturas de produção de gás natural deverá iniciar em Julho do presente ano e vai empregar directamente mais de 3 000 moçambicanos e gerar outros milhares de empregos indirectos nos próximos três anos.
A tomada de Decisão Final de Investimento pela Sasol vai permitir a materialização do compromisso assumido pelo Presidente da República aquando da sua tomada de posse em Janeiro de 2020, sobre a necessidade da transformação interna do gás natural de Moçambique, com vista a acelerar a industrialização e o desenvolvimento económico do país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.