As autoridades governamentais de Nampula reportam que reduziu nos últimos dois meses, a entrada na província de deslocados de Cabo Delgado devido ao terrorismo.
Dados apurados pela Rádio Moçambique referem que em Dezembro, Nampula contava com cerca de cinquenta e nove mil deslocados, em Janeiro entraram na província, cerca de quatro mil. Neste mês, chegaram à Nampula, pouco mais de mil pessoas.
O Secretário de Estado em Nampula disse que além de reduzir a entrada na província, nos últimos dias tem-se reportado também o regresso de algumas famílias deslocadas para as suas zonas de origem.
Mety Gondola suspeita que a redução de entrada e o regresso de alguns afectados pelo terrorismo, tenha que ver com o clima de estabilidade política que se vive neste momento em algumas zonas de Cabo Delgado.
Dados actualizados esta semana apontam a existência, em Nampula, de cerca de 64 mil 900 deslocados, uma parte vivendo no Centro de Acolhimento de Corane, no distrito de Meconta, e outros em diversos pontos da província. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.