André Matsangaíssa Júnior, abandonou a autoproclamada Junta Militar da Renamo que tem protagonizado ataques armados na zona centro do país, sob liderança de Mariano Nhongo.
Matsangaíssa Júnior decidiu abandonar as matas para se juntar ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), dos antigos guerrilheiros a Renamo.
Esta segunda-feira, André Júnior foi apresentado em Maputo ao Presidente da República, Filipe Nyusi, pelo representante pessoal do Secretário-geral das Nações Unidas em Moçambique, Mirko Manzoni, que igualmente preside ao Grupo de Contacto do DDR.
Ao ser recebido pelo Presidente da República, referiu que neste momento o seu compromisso é com a paz.
“Paz que deve haver no centro do país, com os problemas que havia no centro do país, principalmente quando vi o convite do embaixador, eu preferi vir ao encontro para melhor diálogo de modo que não haja mais problemas no centro do país “, disse.
No encontro que manteve com André Matsangaíssa Júnior, o Chefe do Estado reiterou o seu posicionamento de priorizar a via pacífica na resolução de diferendos. Referiu que o alcance da paz é um processo.
“Estamos numa fase em que praticamente os ataques pararam. Não quero dizer que acabaram, mas é um passo que nós temos de acarinhar. Vou também felicitar as Forças de Defesa e Segurança (FDS) pelo facto de não pensarem sempre que as vitórias se fazem na guerra, sacrificando a vida de uma pessoa. Esta maneira pacífica que foi feita, de voltar ao convívio, é uma das vitórias que nós podemos ter como moçambicanos e dizer que os moçambicanos terão que olhar no Júnior, familiares que nos ajudaram também para trazer a ele aqui, como moçambicano que quer se integrar, viver connosco, mesmo na diferença”, frisou, agradecendo também aos familiares do ex-guerrilheiro, que contribuíram para o seu regresso à vida normal.
Nyusi convidou ainda todos os membros da Junta Militar que continuam nas matas a se juntarem ao processo de desenvolvimento do país.
De referir que André Matsangaísse Júnior, que se junta ao processo de pacificação do país, para além de, nos últimos dias, ter sido um dos homens fortes do líder da Junta Militar da Renamo, é filho do fundador deste partido, André Matade Matsangaísse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.