O antigo Presidente da Somália Ali Mahdi Mohamed, que liderou o país entre 1991 e 1997, morreu esta quarta-feira na capital do Quénia, Nairobi, aos 82 anos, anunciou o porta-voz do Ministério da Informação somali.
Na plataforma social Twitter, o porta-voz Isamel Muhktaar Omar limitou-se a confirmar a morte do antigo chefe de Estado, não tendo dado mais pormenores sobre as causas da morte de Mahdi Mohamed.
De acordo com os órgãos de comunicação social locais, o antigo Presidente somali esteve hospitalizado durante três dias num centro médico em Nairobi.
Mahdi Mohamed chegou ao poder depois de grupos guerrilheiros sob o comando de líderes tribais, conhecidos como "senhores de guerra", afastarem o autocrata Mohamed Siad Barre, que governara a Somália entre Outubro de 1969 e Janeiro de 1991.
Após a expulsão de Barre, Ali Mahdi Mohamed chefiou um governo provisório formado por um grupo de políticos somali e com o apoio de algumas autoridades regionais.
Com um desafio colocado à sua administração por Mohamed Farah Aideed, um outro líder tribal, acabou por eclodir na Somália uma guerra civil, deixando o país sem um governo eficaz e num estado de guerra e caos que continua até hoje.
Em 2011, numa entrevista à agência noticiosa espanhola Efe, Ali Mahdi Mohamed rejeitou as alegações de que foi ele quem desencadeou a guerra civil no país.
"Fui legalmente eleito pelos delegados da primeira conferência de reconciliação, celebrada no vizinho Djibuti. Aideed não esteve nessa reunião, ele ainda lutava no sul do país, e quando descobriu que eu tinha sido nomeado, declarou guerra contra mim", afirmou então.
O confronto entre Ali Mahdi e Aideed, cujas milícias foram as que expulsaram Siad Barré de Mogadíscio, mudou o carácter de conflito de uma guerra de libertação para confrontos entre clãs e acabou por condenar o povo da Somália à incerteza, deixando-o nas mãos de milícias islamitas.(RM/ NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.