A dívida pública do Malawi, subiu para 4,76 triliões de kwachas, mais de cinco biliões de dólares.
A dívida pública elevou-se com o empréstimo ano passado, de 630 biliões de kwachas, cerca de 805 milhões de dólares, no período entre Julho e Dezembro.
Situada em 4,76 triliões de kwachas, a dívida pública do Malawi representa 54 por cento do Produto Interno Bruto do país que tem o tabaco, chá e açúcar, como principais produtos de exportação.
Contas feitas indicam ainda que a dívida do Malawi é o dobro do orçamento para o exercício económico 2020/21, que é de 2,3 triliões de kwachas.
O relatório semestral da dívida pública 2020/21 refere que, entre Junho e Dezembro do ano passado, o governo teve que enfrentar uma série de desafios, incluindo o défice primário elevado, acrescentado pelas elevadas taxas de juro.
No Orçamento 2020/21, o ministro malawiano das finanças, Felix Mlusu, agravou o défice orçamental de 755 biliões para 810,7 biliões de kwachas em meio a um espaço fiscal reduzido, caracterizado por arrecadação de baixa receita.
O alto défice primário deve-se em grande parte ao baixo desempenho nas receitas, despesas relacionadas à covid-19, aquisição de insumos agrícolas, altos salários públicos, entre outros.
O Malawi tem neste momento cinco principais credores externos sendo o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, o Fundo de Desenvolvimento Africano, a República Popular da China e a Índia. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.